­
+351 21 151 71 00

Cintigrafia tiroideia, por rotina, em doentes com valores normais ou elevados de TSH

Recomendação

Escolha não efetuar cintigrafia tiroideia, por rotina, em doentes com valores normais ou elevados de TSH.

Justificação

A cintigrafia da tiroide pode ser um exame muito útil nos casos em que a TSH é subnormal por causas não iatrogénicas. Auxilia na definição do tipo de tirotoxicose, seja clínica ou sub-clínica, e ajuda, em patologia nodular, na seleção de nódulos para citologia. A probabilidade de malignidade num nódulo quente é muito baixa, mas perante um nódulo frio não se pode afirmar ou excluir malignidade. A patologia nodular não deve, só por si, motivar a realização de cintigrafia, a não ser que se acompanhe por redução do valor da TSH. Deste modo, a cintigrafia da tiroide é o exame funcional de 2ª linha, devendo a sua realização estar dependente do doseamento da TSH.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • 2015 American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer: The American Thyroid Association Guidelines Task Force on Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer. Haugen, Alexander, et al., Thyroid. Jan 2016, 26(1): 1-133.

 

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Nuclear da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde

preload imagepreload image