A Associação dos Médicos Católicos Portugueses está a organizar uma formação em ‘Ética Médica’, contando na primeira sessão com a presença de D. Manuel Clemente.
“Apesar de a sociedade estar em constante mudança e os avanços científicos obrigarem a uma permanente atualização, existe um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis; por conseguinte, são intemporais. Neste contexto, julgamos que a formação em ética é essencial num período conturbado como o atual”, sublinha o presidente da AMCP, Pedro Afonso, a propósito desta iniciativa.
Devido ao interesse manifestado após o anúncio da intenção da sua realização, a formação será aberta à participação de todos os profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e da Medicina em Portugal, e não apenas e em exclusivo aos médicos e estudantes de Medicina, como inicialmente previsto.
O programa da primeira sessão, a 11 de maio, inclui várias conferências a cargo de especialistas e investigadores portugueses e espanhóis e a apresentação de um livro sobre Ética Médica.
O médico ginecologista e obstetra João Paulo Malta abre a manhã de trabalhos com a conferência “Uma gravidez que não foi planeada”. Na qualidade de professor auxiliar de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, Pedro Afonso, apresentará de seguida o tema “A empatia na relação médico-doente”.
Ao final da manhã, Walter Osswald, professor catedrático de Bioética aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, destacará os “Conceitos gerais de ética médica”.
Para as 12:15, com a presença confirmada de D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, está prevista a apresentação do Livro “Reflexões sobre Ética Médica”, um trabalho editorial sob a coordenação do presidente e do diretor espiritual da AMCP, Pedro Afonso e padre Miguel Cabral, respetivamente. De tarde, vindo de Espanha para apresentar o tema “Reprodução artificial: aspetos biomédicos e éticos” estará o professor de Farmacologia e diretor do Mestrado de Bioética da Universidade Católica de Valência, Julio Tudela.
“Diagnóstico pré-natal e potencialidades terapêuticas” será o tema a cargo do médico cardiologista pediátrico José Diogo Ferreira Martins. O juiz desembargador Pedro Vaz Patto e Isabel Galriça Neto, presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz e médica paliativista, respetivamente, encerrarão a jornada de formação com uma aula sobre “O doente que pede ajuda para morrer”.
A primeira sessão acontece dia 11 de maio, no Instituto São João de Deus, em Lisboa, e a participação é aberta a todos os interessados. Para se inscrever, clique AQUI
Para mais informações: medicoscatolicos.pt@gmail.com