­
+351 21 151 71 00

Conhecer a forma correta e segura de remover uma carraça do corpo

Recomendação

Escolha conhecer a forma correta e segura de remover uma carraça do seu corpo.

Justificação

Se encontrar uma carraça presa à pele, esta deve ser removida o mais rapidamente possível.

Nunca esmague a carraça ainda agarrada à sua pele. Use uma pinça de pontas finas limpa e desinfectada (ou um dispositivo específico para remoção de carraças), agarre a carraça na porção mais próxima da pele possível e puxe-a num movimento vertical, com leveza, sem esmagar o corpo. Se verificar que a porção da boca ficou presa à pele, tente posteriormente remover o que ficou. Após a remoção, lave bem a pele com álcool ou água e sabão. Caso a carraça esteja viva, não a esmague com os dedos pelo risco mantido de infecção.

As carraças podem ser portadoras de bactérias, vírus, parasitas ou fungos (menos comumente) que podem levar a doenças nos humanos. Quanto mais rápido remover a carraça e da forma mais correta, menor o risco. Se desenvolver um rash ou febre semanas depois de uma picada por carraça, contacte o/a seu/sua médico/a e informe-o/a da picada por carraça, local da picada e em que região (nacional ou internacional).

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Doenças Infecciosas da Ordem dos Médicos

 

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde

preload imagepreload image